Páginas

domingo, 27 de março de 2011

Planejamento do ensino fundamental do 1º ao 5º ano 2011


ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO LEITE DE MELO
DISTRITO DE SÃO MATHEUS-CAMANDUCAIA-MG

PLANEJAMENTO
ANO 2011
1º AO 5 ªANO
DO ENSINO FUNDAMENTAL

SUPERVISORA
LILIAN CRISTINA MOTA SANTOS


 PLANEJAMENTO ANUAL DE ENSINO
ANO 2011

OBJETIVO

JUSTIFICATIVA

AVALIAÇÃO

Desenvolver a criança nos múltiplos aspectos de sua personalidade, com o aproveitamento total de suas potencialidades e de acordo com seus interesses.

O planejamento escolar visa sempre “para quem” e “para que”. Para quem se planeja – para os alunos- para que se planeja-  Para educá-los.
Assim sendo, além do plano de curso há necessidade de planejamentos mensais e semanais juntamente com relatórios de conclusão , pois na educação o planejamento a curto prazo é muito mais eficiente  que o planejamento a longo prazo. Faremos de início o planejamento anual baseado nas orientações  do CEALE ( Centro de Alfabetização , Leitura e Escrita) tendo como princípio os eixos:

1-DESENVOLVIMENTODA ORALIDADE
2-COMPREENÇÃO E VALORIZAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
3-APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
4-PRODUÇÃO ESCRITA
5-LEITURA
A avaliação deve ser constante, envolvendo professores e aluno, será dignóstica, continua e somativa.
A avaliação nos dará base para identificar o processo de desenvolvimento do aluno e quais níveis de competência ele está atingindo no trabalho realizado.
A  partir dos dados apontados , espera-se que professores possam reestruturar suas propostas e definir estratégias para que os alunos ampliem seus níveis de aprendizagem. É importante, então , que o professor, tendo se apriorado dos dados que apontam o desempenho de sua turma em relação a escala de proficiência ,defina ações a  desenvolvidas , de forma a ampliar as competências das crianças .Enfim, reforça-se a certeza de que os dados dessa avaliação podem e devem estar sempre a serviço de um trabalho pedagógico de qualidade, subsidiando a formulação de metas a serem estabelecidas pelos Professores e Supervisores e alcançadas pelas crianças .

Avaliar a aprendizagem do aluno em tal perspectiva implica a avaliação das praticas de ensino dos professores e das instituições responsáveis por esse ensino. Isso significa  considerar que , ao detectar problemas na aprendizagem dos alunos , o professor também  deverá considerar que ocorrem problemas em sua pratica de ensino. Ensinar e aprender são atividades indissociáveis e complexas que só recentemente  Começamos a compreender, com as contribuições dos estudos que investigam estes processos . No nível da instituição escolar , também o trabalho do professor é permanentemente avaliado-pelos outros profissionais e pelos pais dos alunos—sempre tendo como parâmetro a aprendizagem dos alunos. Entende-se por tanto que o professor não é o único responsável, a responsabilidade é de todos os profissionais da escola a elaboração  de um planejamento , sempre informada a pelos dados  pertinentes a formação contínuas das crianças . Dessa forma será possível implementar ações diversificadas de acompanhamento daquelas que necessitam de ajuda em sua aprendizagem, bem como investir em políticas de formação e aperfeiçoamento dos próprios educadores que enfrentam dificuldade em sua prática.” (Acompanhando e Avaliando caderno  4 pag. 8)





CAPACIDADES


OBJETIVOS

CONTEÚDO

ESTRATÉGIAS









































PROJETOS




RELATÓRIOS
MATÉRIA_____________         _______ANO       _______BIMESTRE   

PROFESSOR(A)__________________________                           




CONTEÚDO
(matéria)

AVALIAÇÃO

METAS ATINGIDAS
(Conclusão do trabalho)
































































PROJETOS INTERDICIPLINARES

BIMESTRE
 BIMESTRE
BIMESTRE
4ª BIMESTRE

ADAPTAÇÃO
LEITURA
CIRCO


TEMA

A magia da leitura












INTEGRAÇÃO
FAMILIA/ESCOLA
DIA DAS MÃES
FESTA JUNINA

TEMA

Minha família
Minha vida

FOLCLORE
PRIMAVERA
INDEPENDENCIA


TEMA

As histórias e as belezas do meu Brasil


DIA DAS CRIANÇAS
NATAL


TEMA

Brincando de aprender





 




ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO LEITE DE MELO
PLANEJAMENTO ANO DE 2011
1º ANO     PORTUGUÊS



CAPACIDADE




1,2,3,4,5,9,10,12,14 (matriz de referencia em anexo)

1-DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
2-COMPREENÇÃO E VALORIZAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
3-APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
4-PRODUÇÃO ESCRITA
5-LEITURA


OBJETIVOS



 Adquirir o hábito de ouvir, falar e organizar o pensamento lógico
• Posicionar – se de maneira criativa, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o dialogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
• Aprimorar o autoconhecimento: esclarecendo as duvidas e atividades de fixação;
• Desenvolver o interesse pelas descobertas por meio de situações concretas na sala;
• Enfrentar e compreender novas situações;
• Transmitir valores como: noções de cidadania; respeito ao próximo, disciplina solidariedade, respeitar os idosos, respeitar a opinião alheia;
• Proporcionar: narração de historinha com a participação do aluno para a finalização;
• Participar das atividades com interesse e satisfação;
• Despertar o interesse pelas descobertas feitas durante as atividades questionando sobre a realização;
• Experimentar atividades lúdicas corporais que valorizem e cooperação , respeito mutuo, solidariedade e outros valores humanos de relevância social.


CONTEÚDOS



• Comunicação e coordenação motora,
• Nomes
• Letra de forma e letra cursiva
• As vogais;
• Juntando as vogais;
• Alfabeto;
• Encontros vocálicos
• Sons nasais;
• Trabalhando textos
• Gramática: feminino e masculino – singular e plural – acentuação, pontuação, aumentativo e diminutivo.
• Silabas complexas


ESTRATÉGIAS
E
RECURSOS


• Cantinho da leitura
• Historinhas
• Dinâmicas diversas
• Poesias
• Conversa informal
• Brincadeiras
• Dramatização
• Rodinha de conversa
• Desenho livre
• Passeio
• Alfabeto móvel
• Exposição de objetos
• Relógio móvel
• Fantoches
• Produção de texto
• Roleta
• Livro didático
• Livros literários
• Cartazes
• Revistas
• Jornais
• Quadro e giz
• Gibis
• Bingo
• Materiais concretos
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Jogos
• Dedoches e fantoches
• Colagem recortes
• Apresentações
• Teatro

AVALIAÇÃO

A avaliação deve ser constante, envolvendo professores e aluno, será diagnóstica, continua e somativa. .

ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO LEITE DE MELO
PLANEJAMENTO ANO DE 2011

1º ANO     MATEMÁTICA



CAPACIDADE



• Aprendendo a contar;
• Compreendendo as noções de grandeza, maior menor, alto baixo,comprido ou curto,grosso ou fino,largo ou estreito,longe ou perto, na frente de, atrás de, em cima embaixo, direita ou esquerda;
• Juntando e acrescentando, tirando completando e comparando
.Reconhecendo o calendário


OBJETIVOS



 • Aprimorar o autoconhecimento: esclarecendo as duvidas e atividades de fixação;
• Desenvolver o interesse pelas descobertas por meio de situações concretas na sala;
• Enfrentar e compreender novas situações problema;
. Contar até 30
.Obter noções de grandeza
.Identificar números pares e impares
.Diferenciar dúzia de dezena


CONTEÚDOS




•Maior menor, alto baixo,comprido ou curto,grosso ou fino,largo ou estreito,longe ou perto, na frente de, atrás de, em cima embaixo, direita ou esquerda;
• Classificação, sequencia e seriação
• Letras Números e outros códigos
• Espaço e forma
• Ordem crescente e decrescente
• Adição – Problemas
• Números até 30•
• Medidas de tempo, CALENDÁRIOl
• Subtração – Problemas
• Dúzia
• Números pares e impares; ordinais até 10;
• Nosso dinheiro;
• Medidas;
• Horas exatas;


ESTRATÉGIAS
E
RECURSOS


• Dinâmicas diversas
• Poesias
• Conversa informal
• Brincadeiras
• Dramatização
• Rodinha de conversa
• Desenho livre
• Passeio
• Exposição de objetos
• Relógio móvel
• Fantoches
• Roleta
• Colagem recortes
• Apresentações
• Teatro
• Livro didático
• Livros literários
• Cartazes
• Revistas
• Jornais
• Quadro e giz
• Gibis
• Bingo
• Materiais concretos
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Jogos
• Dedoches e fantoches

AVALIAÇÃO

A avaliação deve ser constante, envolvendo professores e aluno, será diagnóstica, continua e somativa. .





ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO LEITE DE MELO
PLANEJAMENTO ANO DE 2011

1º ANO     HISTÓRIA E GEOGRAFIA



CAPACIDADE



-Observação e análise (imagens objetos e documentos)
-Registrando fatos
-Pesquisando, entrevistando
-Interpretação de gráficos e calendários
-Reconhecimento de si próprio e do outro
-Conscientização do espaço corporal


OBJETIVOS



 -Identificar valores
-Reconhecer-se a partir do estudo da própria história de vida
• Enfrentar e compreender novas situações;
• Transmitir valores como: noções de cidadania; respeito ao próximo, disciplina solidariedade, respeitar os idosos, respeitar a opinião alheia;
• Proporcionar: narração de historinha com a participação do aluno para a finalização;
• Participar das atividades com interesse e satisfação;
• Despertar o interesse pelas descobertas feitas durante as atividades questionando sobre a realização;

• Adquirir o hábito de ouvir, falar e organizar o pensamento lógico
• Posicionar – se de maneira criativa, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o dialogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
• Aprimorar o autoconhecimento: esclarecendo as duvidas e atividades de fixação;
• Desenvolver o interesse pelas descobertas por meio de situações concretas na sala;
• Experimentar atividades lúdicas corporais que valorizem e cooperação , respeito mutuo, solidariedade e outros valores humanos de relevância social.


CONTEÚDOS



• A criança;
• A família;
• A casa
• A escola.
• A comunidade
• O trânsito
• Meios de transporte e comunicação
• As profissões
• Datas comemorativas
• Tema transversal
• Pluralidade cultural
• Abordagem sobre Ética


ESTRATÉGIAS
E
RECURSOS


• Dinâmicas diversas
• Poesias
• Conversa informal
• Brincadeiras
• Dramatização
• Rodinha de conversa
• Desenho livre
• Passeio
• Exposição de objetos
• Fantoches
• Colagem recortes
• Apresentações
• Teatro
• Livro didático
• Livros literários
• Cartazes
• Revistas
• Jornais
• Quadro e giz
• Gibis
• Bingo
• Materiais concretos
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Jogos
• Dedoches e fantoches

AVALIAÇÃO

A avaliação deve ser constante, envolvendo professores e aluno, será diagnóstica, continua e somativa. .


ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO LEITE DE MELO
PLANEJAMENTO ANO DE 2011

1º ANO     CIÊNCIAS



CAPACIDADE




-Estabelendo relações com o mundo ao nosso redor
-Criando hábitos de higiene
-Observando os alimentos e seus sabores
-Conhendo os seres vivos


OBJETIVOS



 • Experimentar atividades lúdicas corporais que valorizem e cooperação , respeito mutuo, solidariedade e outros valores humanos de relevância social.
• Participar das atividades com interesse e satisfação;
• Despertar o interesse pelas descobertas feitas durante as atividades questionando sobre a realização;
.Reconhecer o próprio corpo
.Utilizar hábitos de higiene
.Reconhecer os seres vivos
.Observar as mudanças da natureza


CONTEÚDOS



• Corpo humano;
• Órgãos do sentido;
• Hábitos de higiene- PIOLHO
• Seres vivos e não vivos;, os animais;
• As plantas – Pomar – Horta – Jardim;
• O dia e a noite;
• O sol e a chuva;
• Estações do ano;
• Meio ambiente;


ESTRATÉGIAS
E
RECURSOS


Ø Orientar os alunos a escovar os dentes todos os dias
Ø Escovação na escola com especialista uma vez por semana
Ø Observar uma planta e suas partes através de experiências em sala de alua ( feijão – algodão –copo descartável – água )
Ø Saber a utilidade de cada parte da planta e sua utilidade para o homem
Ø Recorte e colagem
Ø Confecção de cartaz

Ø Nascimento de plantas através de experiências ( feijão – algodão –copo descartável – água )
Ø Calendário
Ø Observação da mudança do tempo
Ø Folhas mimeografadas, impressas, livro.

AVALIAÇÃO

A avaliação deve ser constante, envolvendo professores e aluno, será diagnóstica, continua e somativa. .













ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO LEITE DE MELO
PLANEJAMENTO ANO DE 2011

1º ANO     EDUCAÇÃO ARTISTICA



CAPACIDADE




-Aperfeiçoamento da coordenação motora fina e grossa
-Desenvolvendo habilidades artísticas
-Expressando e comunicando através das artes visuais
-Reconhecendo as cores
-Compreendendo e identificando a arte como fato histórico.


OBJETIVOS




Ø Conhecer e adquirir hábitos e procedimentos específicos para desenvolver aptidão artística do educando
Ø Desenvolver a sensibilidade, imaginação e coordenação motora.
Ø Desenvolver o esquema corporal e o gosto pela música
Ø Expressar-se e comunicar-se através das artes visuais
Ø Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte
Ø Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas culturas;



CONTEÚDOS



Ø Datas comemorativas
Ø Artes visuais e plásticas
Ø Teatro e dramatizações
Ø Confecção de cartões
Ø Desenho, pintura, dobradura, recortes e colagem.
Ø Desenho livre e ou dirigido
Ø Canções folclóricas e populares
Ø Expressão corporal - danças


ESTRATÉGIAS
E
RECURSOS


• Dinâmicas diversas
• Poesias
• Conversa informal
• Brincadeiras
• Dramatização
• Rodinha de conversa
• Desenho livre
• Passeio
• Exposição de objetos
• Relógio móvel
• Fantoches
• Roleta
• Colagem recortes
• Apresentações
• Teatro
• Livro didático
• Livros literários
• Cartazes
• Revistas
• Jornais
• Quadro e giz
• Gibis
• Bingo
• Materiais concretos
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Jogos
• Dedoches e fantoches

AVALIAÇÃO

A avaliação deve ser constante, envolvendo professores e aluno, será diagnóstica, continua e somativa. .










ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO LEITE DE MELO
PLANEJAMENTO ANO DE 2011

1º ANO     EDUCAÇÃO RELIGIOSA



CAPACIDADE



- Trabalhando com valores para os alunos poderem  se relacionar melhor com o outro
-Conhecimentos e significados dos símbolos da páscoa
-Aprendendo a valorizar o semelhante       
-Respeitando os funcionários da escola
-Adquirindo hábitos de um boa convivência.


OBJETIVOS



-Trabalhar  os valores
-Organizar regras para a sala de aula para os alunos aprenderem a conviver uns com os outros  em harmonia

 -Conhecer os significados dos símbolos da páscoa e o verdadeiro sentido da páscoa em nossa vida.


CONTEÚDOS



-Valores
-Simbolos da páscoa
-datas comemorativas e religiosas ,


ESTRATÉGIAS
E
RECURSOS


-FAZER UM COMBINADO NAS SALAS CONTENDO AS REGRAS
-DA SALA
-DO BANHEIRO
-DO RECREIO
-DA ESCOLA
• Dinâmicas diversas
• Poesias
• Conversa informal
• Brincadeiras
• Dramatização
• Rodinha de conversa
• Desenho livre
• Passeio
• Teatro
• Livro didático
• Livros literários
• Cartazes
• Revistas
• Jornais
• Quadro e giz
• Gibis
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Jogos
• Dedoches e fantoches

AVALIAÇÃO

A avaliação deve ser constante, envolvendo professores e aluno, será diagnóstica, continua e somativa. .















ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO LEITE DE MELO
PLANEJAMENTO ANO DE 2011

1º ANO     INGLÊS



CAPACIDADE



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
–Identificação das partes do corpo humano ressaltando as características
individuais.
– Identificação dos compartimentos de uma residência.
- Observação e diferença entre os compartimentos.
 – Brinquedos (toys) - Brincando (play ing)
 – Compreende a importância da fase infantil a partir das atividades lúdicas.
- Percebe a importância das brincadeiras sadias em seu crescimento.
– Identificando as cores primárias,
-Nomeando alguns animais                       
-Compreenção das datas comemorativas mais importantes do ano letivo
Reconhecendo e trabalhando com números e letras


OBJETIVOS



 As aulas de Língua Inglesa na Ensino fundamental, tem o objetivo de demonstrar para as crianças mais uma forma de se comunicar. Não havendo grande preocupação com fixação e fluência dos vocábulos. A criança entra em
contato com uma nova língua da mesma forma que aprende um novo jogo ou uma nova brincadeira.


CONTEÚDOS



-Partes do corpo
-Partes de uma casa
-Brinquedos
-Animais
-Cores
-Datas comemorativas
-Alfabeto
-Numeros



ESTRATÉGIAS
E
RECURSOS


-FAZER CARTAZ  CONTENDO O  NOME DOS PRINCIPAIS OJETOS DA SALA
-LOUSA
-MESA
-CARTEIRA
-JANELA, ETC
• Dinâmicas diversas
• Poesias
• Conversa informal
• Brincadeiras
• Dramatização
• Rodinha de conversa
• Desenho livre
• Passeio
• Teatro
• Livro didático
• Livros literários
• Cartazes
• Revistas
• Jornais
• Quadro e giz
• Gibis
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Jogos
• Dedoches e fantoches

AVALIAÇÃO

A avaliação deve ser constante, envolvendo professores e aluno, será diagnóstica, continua e somativa. .




ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO LEITE DE MELO
PLANEJAMENTO ANO DE 2011

1º ANO     EDUCAÇÃO FÍSICA (RECREAÇÃO)



CAPACIDADE




Ø Desenvolvendo as habilidades de forma prazerosa, interagindo e integrando com as atividades realizadas em sala de aula, possibilitando maior compreensão do processo ensino e aprendizagem.
Ø As atividades representarão um desafio que estimula os alunos a vencerem etapas em seu desenvolvimento do conhecimento.



OBJETIVOS





Ø Os objetivos serão alcançados através do desenvolvimento dos conteúdos de forma globalizada utilizando – se estratégias metodológicas baseadas na teoria sócio – interacionista, contemplando atividades lúdicas, aos pares e coletivas.

Ø O professor será o mediador, promovendo intervenções constantes para p desenvolvimento e avanço nas hipóteses das crianças.

Ø O processo de alfabetização será subsidiado pela teoria construtivista utilizando – se como recurso para a aquisição da linguagem oral e escrita textos de diferentes gêneros com diferentes funções sociais.

Ø O ambiente da sala de aula será um espaço onde o aluno se sinta livre para pensar e agir, acertando e errando sem receber ensinamentos prontos e estereotipados.

Ø As atividades pedagógicas serão pensadas pelo professor partindo de situações reais, envolvendo os alunos a participarem do processo ensino aprendizagem de forma ativa e significativa para a turma. A fim se alcançar esse objetivo utilizaremos como estratégia metodológicas do trabalho, atividades permanentes, seqüenciadas, ocasionais e projetos didáticos.


CONTEÚDOS





Trabalhar os conteúdos de forma globalizada com atividades, lúdicas e práticas.
Ø Brincadeiras ( roda , pular corda, vivo- morto , o mestre mandou,... )
Ø Jogos (corridas, futebol, queimada...)
Ø Músicas


ESTRATÉGIAS
E
RECURSOS


Ø Canções, cantigas de roda, poesia, verso, oração, poemas, dramatização, músicas, paródias.
Ø Sucatas, rótulos, cartazes, fotografias, receitas, anúncios, propagandas, cartas, bilhetes, convites, diário, textos didáticos, textos informativos.
Ø Produção oral
Ø Leitura compartilhada
Ø Jogos, material de contagem, aparelhos de som, bolas, jornais, revistas, calendário, alfabeto móvel, bingos, dominó, cartazes, material dourado, mapas, globo, maquete, reportagens, vídeos, documentos grafados.
Ø Visitas, passeios, dinâmicas, pesquisas. (em desenvolvimentos de projetos e outros)
Ø Dobraduras, (utilização vários tipos de papéis)
Ø Dorço bonecos (partes do corpo )

AVALIAÇÃO

A avaliação deve ser constante, envolvendo professores e aluno, será diagnóstica, continua e somativa. .






planejamento 2011

2 comentários: